Oferecemos a você, qualidade, confiança e mais saúde:L

Acupuntura Sistêmica e Estética, Terapia Emocional, Hipnose Condicionativa, Fitoterapia, Alopatia, Técnicas Associadas. Atendimento hospitalar e domiciliar.

ACUPUNTURA

ACUPUNTURA E MEMÓRIA

BRASÍLIA - Trabalho desenvolvido pelos estudantes Fernando Kawano e Márcio Makoto Nishida, do quinto ano de medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mostra que ratos submetidos à aplicação de acupuntura nos pontos E-36 (Zusanli) e BP-6 (Sanyinjiao) tiveram a memória potencializada, mesmo depois de submetidos a estresse por choque e imobilização."A acupuntura foi eficaz em avaliações realizadas logo após a experiência e até uma semana depois", comenta Angela Tabosa, professora do Setor de Medicina Chinesa da disciplina de Ortopedia e Traumatologia da universidade, e orientadora da pesquisa. O estudo, que foi apresentado no 11º Congresso de Iniciação Científica da Unifesp, analisou os índices de fugas bem-sucedidas em animais de laboratório.
"A idéia agora é analisar os efeitos das agulhas na memória e no aprendizado de seres humanos", afirma Angela Tabosa.
Segundo ela, já está em andamento a criação de um protocolo de pesquisa com essa finalidade, que será realizada na Unifesp.
Fonte: Agência Estado.







ACUPUNTURA É ENERGIA PURA?
    
     Originária da China, a acupuntura é uma terapia que se caracteriza pela inserção de agulhas no corpo, para tratar doenças e promover a saúde. É reconhecida desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina.
  
Além de importante terapia complementar contra várias doenças, a acupuntura conquistou também espaço na medicina estética. As agulhas estão sendo usadas para tratar acne, rugas, manchas e problemas mais complexos como celulite, estrias e flacidez. "Além de suavizar as linhas de expressão, a acupuntura também ajuda a harmonizar todo o organismo".

COMO FUNCIONA?         

A agulha estimula terminações nervosas, desencadeando vários efeitos: analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular; modula as emoções, os sistemas endócrino e imunológico e age sobre várias outras funções orgânicas.

O QUE TRATA?

Beneficia a atenção, aprendizagem, memória, sono, humor, ansiedade. Modula a dor e reduz o stress. Trata doenças neurológicas, psiquiátricas, ortopédicas, reumatológicas, entre outras. A Organização Mundial de Saúde (OMS) organizou uma extensa lista de doenças tratáveis pela Acupuntura.

PRECISO PARAR TRATAMENTOS?

Não. Na maioria das vezes, a associação com outros tratamentos é benéfica.

AS AGULHAS SÃO SEGURAS?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) obriga usar material descartável. Confira se é!

PODE GERAR COMPLICAÇÕES?

Bem praticada, a Acupuntura é segura. Mas, se realizada por profissionais sem qualificação, pode ser muito danosa.

Saiba mais em www.cmba.org.br






A acupuntura funciona em todos os pacientes?

Não. A acupuntura funciona em cerca de 70 a 80% dos humanos e animais em que é utilizada. Já o efeito placebo é observado em aproximadamente 30% dos casos. O fato da acupuntura não apresentar ação em alguns casos pode ser decorrência de vários fatores. Além daqueles eventualmente relacionados a um diagnóstico incorreto ou tratamento inadequado, devemos considerar que indivíduos que apresentam altos níveis de colecistocinina (CCK) respondem mal à analgesia por acupuntura, o que leva a crer que, nessas pessoas, outras ações da acupuntura também estarão prejudicadas. Por outra parte existem evidências de que pessoas que apresentam baixos de CCK respondem muito bem à analgesia acupuntural. Experimentos realizados com animais têm demostrado que o uso de substâncias que antagonizam a CCK contribui para melhorar a resposta à acupuntura nos indivíduos com níveis elevados de colecistocinina. Também existem evidências de que a CCK está envolvida no processo de desenvolvimento de tolerância à acupuntura.Outro fator que precisa ser levado em conta naqueles pacientes que respondem mal a acupuntura, é uma possível deficiência genética de receptores de endorfinas a nível da membrana celular das células nervosas.Finalmente, não se deve esquecer que o uso de determinados fármacos como corticóides e beta bloqueadores também pode interferir no resultado do tratamento com acupuntura.

A acupuntura é um procedimento doloroso?

Não deve ser. A sensação de dor na acupuntura geralmente está associada a inserção das agulhas, sendo de pequena intensidade, rápida e, na maior parte das vezes, imperceptível. Após a inserção das agulhas, que têm um diâmetro muito pequeno, semelhante ao de um fio de cabelo, pode ocorrer uma sensação discreta de choque elétrico, peso ou dolorimento, o que é decorrência da ativação de terminações nervosas responsáveis pela condução do estímulo da acupuntura.

Existem evidências científicas de que a analgesia por acupuntura é mediada por neurotransmissores?

Desde 1977, diferentes pesquisadores têm demonstrado que a analgesia acupuntural inibe a resposta dos neurônios do trato espinotalâmico aos estímulos dolorosos. Também ficou demonstrado que este efeito da acupuntura pode ser revertido pela naloxona, um bloqueador dos receptores endorfínicos. O progresso das pesquisas realizadas desde os anos setenta conduziu a nada menos que 17 diferentes linhas de convergência que suportam a idéia da participação de mecanismos endorfínicos na analgesia por acupuntura.

As 17 linhas de evidência da analgesia endorfínica são as seguintes:

- naloxone bloqueia a analgesia provocada pela acupuntura
- seis antagonistas de opiáceos bloqueiam a analgesia provocada pela acupuntura
- dextro-naloxone não bloqueia a analgesia provocada pela acupuntura
- anticorpos contra endorfinas bloqueiam a analgesia provocada pela acupuntura
- micro-injeção de naloxone bloqueia a analgesia provocada pela acupuntura
- deficiência genética de receptores opióides leva a uma redução da analgesia acupuntural
- deficiência de endorfinas causa redução da analgesia provocada pela acupuntura
- as endorfinas aumentam no Líquor e diminuem no cérebro após a analgesia acupuntural. 
- a analgesia provocada pela acupuntura é intensificada quando se evita a destruição enzimática das endorfinas.
- os efeitos analgésicos da acupuntura podem ser transmitidos por circulação cruzada. 
- a redução das endorfinas da hipófise bloqueia a analgesia provocada pela acupuntura 
- observa-se um incremento no mRNA para pró-encefalina na analgesia causada pela acupuntura.
- a proteína C-fos aumenta nas áreas endorfínicas do cérebro. 
- analgesia acupuntural mostra tolerância cruzada com dependência morfínica.
- analgesia causada pela acupuntura funciona melhor para dor emocional, como as endorfinas. 
- lesões do núcleo arqueado bloqueiam a analgesia causada pela acupuntura
- lesões da substância cinzenta periaquedutal bloqueiam a analgesia causada pela acupuntura

Todas as evidências mencionadas fornecem prova convincente de que a analgesia produzida pela acupuntura é um fenômeno fisiológico conhecido e passível de ser afetado pelo uso de agulhas de acupuntura e estimulação elétrica.

Ocorre sangramento?

Eventualmente um pequeno vaso sangüíneo pode ser atingido, ocorrendo discreto sangramento que é fácil e prontamente estancado por simples compressão. Realizada por médico experiente a acupuntura é, contudo, isenta de riscos. Deste modo, sangramentos e hematomas ocasionais não devem ser motivo de preocupação, já que geralmente são superficiais e ocorrem raramente.

Qual a freqüência do tratamento?

Usualmente as sessões são realizadas uma vez por semana. Casos agudos podem exigir sessões diárias. Em geral, a duração e a freqüência do tratamento dependem do diagnóstico e do tempo de evolução da doença. Quanto mais recente a patologia, mais rápido o resultado. Algumas doenças respondem mais rapidamente que outras. Exemplo são as dores músculo esqueléticas sem ocorrência de degeneração estrutural.

Quais os mecanismos de ação da acupuntura?

Além do mecanismo energético, as pesquisas demonstram que a acupuntura estimula terminações nervosas livres mielinizadas do tipo II e III nos músculos, enviando sinais para o sistema nervoso central, onde são liberados peptídeos endógenos semelhantes à morfina ( endorfinas). Estes neuro transmissores causam analgesia bloqueando a propagação dos estímulos dolorosos para o córtex cerebral, e, consequentemente, impedindo sua percepção pelo cérebro. No SNC, o estímulo da acupuntura vai promover a analgesia mediante atuação em três níveis distintos: medular, mesencefálico e hipotalâmico. Neste último, a acupuntura vai ativar o eixo hipotálamo-hipófise, promovendo a liberação de beta-endorfina na corrente sangüínea e no LCR. Por sua vez, a beta-endorfina age sobre diferentes partes do cérebro e medula espinhal de modo a bloquear a passagem do estímulo doloroso. Um dado importante é que a liberação de beta-endorfina está correlacionada numa base equimolar à produção do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), já que os dois têm um precursor comum. Assim, para cada mol de beta endorfina produzido, ocorre a liberação de um mol de ACTH, que vai atuar sobre o córtex da supra renal causando a liberação de cortisol. Neste fato, pode estar a explicação para a atuação da acupuntura nos processos inflamatórios da artrite e no broncospasmo associado à asma. O cortisol endógeno é liberado em quantidades muito reduzidas e finamente reguladas evitando assim os efeitos colaterais da terapia com corticóides.
A nível do mesencéfalo, são neurônios da substancia cinzenta periaquedutal que vão liberar endorfinas e estimular neurônios do trato descendente dorso lateral para produzir serotonina e norepinefrina, inibindo deste modo o impulso doloroso a nível medular. O terceiro nível de atuação da acupuntura é a medula espinhal, onde interneurônios da substancia gelatinosa liberam dinorfina e bloqueiam o impulso doloroso que se propaga pelas fibras aferentes nociceptivas.

Existe acupuntura sem agulhas?

Por definição não, já que a palavra acupuntura é de origem latina e significa literalmente punção com agulhas. No entanto, os pontos de acupuntura podem ser estimulados por pressão, calor ou eletricidade. De modo que, procedimentos tradicionais como as ventosas, as massagens e a moxabustão, ou modernos, como a estimulação dos pontos com raios laser, podem ser usados na prática da Medicina Tradicional Chinesa.

Como é uma sessão de acupuntura?

Na primeira consulta o médico busca estabelecer um diagnóstico clinico, nosológico e acupuntural, abarcando os conhecimentos da medicina contemporânea e da Medicina Tradicional, lançando mão de uma minuciosa anamnese, exame clínico e solicitando os exames complementares que se fizerem necessários. Seleciona os pontos (prescrição) de acordo com o diagnóstico, orientando ou associando a outros métodos de acordo com o diagnóstico e prognóstico realizados. Após a limpeza da pele, as agulhas descartáveis são inseridas de forma indolor e deixadas no local, sendo retiradas após vinte a trinta minutos. Durante o período em que as agulhas estão inseridas, o médico pode também associar um estímulo elétrico às agulhar e recomenda-se ao paciente não se mover bruscamente, evitando que haja algum desconforto ou complicação. As sessões posteriores podem ser iguais ou ter os pontos modificados, de acordo com a evolução de cada caso em particular.


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão impressa ISSN 1809-9823

Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. v.10 n.1 Rio de Janeiro  2007

 

Acupuntura, especialidade multidisciplinar: uma opção nos serviços públicos aplicada aos idosos
Acupuncture, multidisciplinary specialty: an option in public services designed for the elderly

Ana Luzia Batista de Góis*

Resumo

Tendo em vista a indicação de modalidades multidisciplinares como forma eficaz de atendimento e o aumento da utilização da acupuntura nos serviços de saúde no Brasil, o presente estudo teve como objetivo contribuir para o conhecimento da acupuntura e ampliação do seu uso na rede pública. Utilizou-se o método de revisão de literatura, realizando-se uma coleta de dados nos prontuários dos pacientes atendidos pelos acupunturistas de formação multidisciplinar do Instituto Municipal de Medicina Física Oscar Clark, no Rio de Janeiro, a fim de que a prática profissional pudesse contribuir para o melhor desenvolvimento do mesmo. Resultados: a idade se concentrou entre 60 e 80 anos (61%); a maior freqüência entre as doenças ou queixas encaminhadas coube às algias (39%); quanto à melhora com o tratamento ministrado, o maior índice indicou melhora de 26 a 50%. Conclusão: a acupuntura oferece um bom resultado, inclusive no caso de doenças crônicas e nos idosos. 

Aconselha-se manter a base filosófica científica dos orientais, exercendo-se a acupuntura de forma multidisciplinar e livre de disputas por monopólio como garantia de sua qualidade. Recomenda-se, ainda, sua ampliação nos demais serviços públicos e nas ações públicas multidisciplinares como opção eficaz, natural e de baixo custo. 
Palavras-chave: acupuntura; doença crônica; idoso; saúde pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário